Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca acolhe exposição OSTOBER.ORG

3 Outubro, 2022

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) acolhe a partir desta segunda-feira a exposição de fotografia OSTOBER.ORG, um movimento que tem como propósito informar sobre ostomia e a realidade de quem vive com esta condição. Esta iniciativa insere-se no âmbito do Dia Mundial da Pessoa com Ostomia, que se assinala a 6 de outubro.

Durante a inauguração da iniciativa, Rui Santos, enfermeiro diretor do HFF, afirmou: “É com muita honra que acolhemos a exposição OSTOBER.ORG. Esta é uma forma de tentar desmitificar o preconceito e a imagem negativa que ainda existe em relação às pessoas com ostomia. Pretende-se passar uma imagem positiva e de esperança, para as pessoas que possam vir a passar por esta situação e suas famílias”. Durante o seu discurso, Rui Santos dirigiu uma palavra de apreço aos profissionais de saúde – em particular aos enfermeiros da Consulta de Estomaterapia – do HFF, que acompanham diariamente as pessoas ostomizadas.

A inauguração contou também com a participação de dois dos embaixadores do movimento (pessoas fotografadas), Marlene Teixeira e João Cotrim, e com Filipa Moreira, da Convatec, empresa responsável pela organização da exposição.

As fotografias de pessoas com ostomia, que estão patentes no átrio principal do HFF até dia 10 de outubro, foram tiradas pelo fotografo Ricardo Pereira da Silva. Cada uma das imagens tem um QR code, para que os interessados possam ter acesso à história da pessoa fotografada.