As “VI Jornadas de Cardiopneumologia vão decorrer no espaço do Hospital Fernando Fonseca, da ULS Amadora/Sintra, nos próximos dias 2 e 3 de maio. Estas jornadas têm como público-alvo os técnicos de Cardiopneumologia das diversas áreas de atuação (cardiologia invasiva e não invasiva, função respiratória e sono), médicos pneumologistas, cardiologistas e internos.
Os interessados devem inscrever-se nestas jornadas pela diversidade do programa. Tal como o nome das jornadas indica – “O que há de Novo” – , iremos abordar o que há de mais recente naquela disciplina da Cardiopneumologia, novas técnicas e novos dispositivos nas diferentes áreas – como por exemplo, na insuficiência cardíaca, na electrocardiologia ou na ventilação não invasiva. Trata-se de um programa muito vasto e com 8 workshops nos dois dias em temas sobretudo práticos, como treino em angioplastia, provas cardiopulmonares e mecanismos de tosse assistida abordados por colegas com experiência nessas áreas.
Durante as jornadas contamos também com exposição técnica de diversos equipamentos, ventiladores, máquinas de tosse assistidas entre outros, das várias empresas de cuidados respiratórios domiciliários.
Serão dois dias ricos em conhecimento científico, partilha de experiências e consolidação de conhecimentos nas diversas valências da Cardiopneumologia.
Trata-se de um evento gratuito com cariz solidário em que cada participante deve fazer um pequeno donativo para a APELA – Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica.