Linfedema: a patologia da mama em destaque

8 Março, 2024

Decorreu no dia 6 de Março, no auditório do HFF a celebração do dia Mundial do Linfedema. O Serviço de MFR congratula-se com a grande afluência e participação dos/as nossos/as utentes, pelas apresentações – algumas delas bastante emotivas.

Foi sem dúvida uma manhã muito positiva, dedicada a um tema com extrema relevância quando se aborda a patologia da mama. Foram claramente cumpridos os objetivos propostos, sendo a literacia em saúde e a capacitação dos/as nossos/as utentes, as nossas prioridades. Queremos continuar este percurso de evolução, estudo, aprendizagem e sobretudo partilha, para que a resposta aos/às nossos/as utentes seja sempre a melhor possível.

De referir que o linfedema consiste na acumulação de linfa no espaço intersticial devido a uma insuficiência do sistema linfático, e pode ser primário ou secundário. Alguns tratamentos oncológicos, como cirurgia ou radioterapia, aumentam significativamente o risco de linfedema secundário.

Trata-se de uma condição crónica, associada a um grau de morbilidade significativo, com consequências físicas e psicológicas, na qualidade de vida, e na participação dos/as doentes. Tem um grande impacto económico e financeiro com gastos inerentes ao próprio tratamento em fase aguda, assim como na fase de manutenção.

A intervenção de «Reabilitação» é fundamental na gestão dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida destes/as doentes que vivem com esta condição, por vezes tão incapacitante, e ainda tão comum na atualidade dos/as doentes com cancro da mama.