Mariana Passos, médica do Serviço de Cardiologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), é candidata ao Prémio de Melhor Caso Clínico do Congresso Português de Cardiologia (CPC) 2022, com o trabalho “Prosthetic Valve Thrombosis: misfortunes never came alone”. O CPC é o maior e mais importante evento anual de Cardiologia, que se realiza entre os dias 22 e 24 de abril.
“Entre os inúmeros casos clínicos submetidos a nível nacional, analisados por uma comissão de peritos, que avaliaram, entre outros, a originalidade, iconografia, mensagem e didatismo do trabalho, o meu foi eleito como um dos seis mais relevantes, o que constitui, naturalmente, um grande motivo de orgulho”, afirma a cardiologista.
E continua: “Mas, o grande desafio vai ocorrer no próximo dia 22 abril, onde decorrerá a apresentação, discussão do trabalho e a escolha do vencedor. Vencer reveste-se de uma enorme importância, não só pela oportunidade de publicação do trabalho na revista European Heart Journal-Case Reports, mas também constitui o reconhecimento de um trabalho conjunto desenvolvido não apenas por mim, mas por todos os co-autores.”
O trabalho que vai ser apresentado por Mariana Passos é um caso de trombose de próteses valvulares mecânicas, uma complicação rara, mas potencialmente fatal. “Penso que a seleção deste caso, não terá tanto sido pela raridade da situação, mas sim pela abordagem seguida”, refere, mencionado considerar que “o CPC constitui a oportunidade ideal para o Serviço de Cardiologia do HFF expor a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos seus cardiologistas”.
Parabéns à cardiologista Mariana Passos pelo excelente trabalho.