Médicas do Serviço de Gastrenterologia do HFF distinguidas em Congresso Internacional com duas bolsas de estágio

23 Junho, 2023

As médicas do Serviço de Gastrenterologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), Luísa Martins Figueiredo e Maria Ana Rafael foram distinguidas recentemente no Congresso Europeu da ECCO – European Crohn and Colitis Organisation – que decorreu em Copenhaga, na Dinamarca, com a atribuição de duas bolsas de estágio/ECCO Travel Grant.

Foi assim, desta forma, reconhecido o trabalho e o empenho destas duas jovens médicas do Serviço de Gastrenterologia do HFF, que foram premiadas no âmbito dos estágios internacionais realizados.

Luísa Martins Figueiredo realizou um estágio de Doença Inflamatória Intestinal (DII) no 5º ano do Internato de Gastrenterologia na Unidade de DII do Academic Medical Center (AMC), em Amesterdão, dirigido pelo Professor Doutor Paul Fockens, sob a orientação do Professor Geert D’Haens. “A escolha do local do estágio prendeu-se com o facto de ser um dos hospitais de referência a nível europeu na área da DII, abrangendo todas as vertentes (clínica, endoscópica e investigacional). No AMC, os doentes com DII são abordados de forma multidisciplinar e a Unidade conta com o apoio de vários profissionais médicos (Gastrenterologistas, Cirurgiões, Imagiologistas, Pediatra, Reumatologista) dedicados à área, bem como uma equipa de enfermagem especializada”, refere Luísa Martins Figueiredo.

Durante o estágio participou na atividade clínica na Consulta Externa, ecografia intestinal, Unidade de Técnicas de Gastrenterologia e na Unidade de Ensaios Clínicos em DII. Participou, ainda, em reuniões multidisciplinares e atividades formativas.

Maria Ana Rafael realizou também um estágio de Doença Inflamatória Intestinal (DII) no 5º ano do Internato de Gastrenterologia no Hôpital Saint Louis em Paris, dirigido pelo Professor Doutor Mathieu Allez. “Escolhi este centro especializado em DII pelo prestígio do serviço e dos seus colaboradores, tanto na abordagem clínica como nos projetos de investigação. Foi para mim uma oportunidade de aprender com referências internacionais amplamente conhecidas e frequentemente envolvidas na elaboração das guidelines nesta área.  Pude colaborar nas consultas de DII de diferentes especialistas na área, bem como no internamento de doentes com agudização grave, nas reuniões multidisciplinares onde são discutidos os casos mais complexos entre Gastrenterologistas, Cirurgiões, Imagiologisas, Enfermeiros e Nutricionistas. Tive ainda a oportunidade de assistir a cirurgias no contexto da DII”, refere Maria Ana Rafael.

A distinção internacional destas duas médicas do HFF revela também uma aposta do Serviço de Gastrenterologia do HFF na diferenciação em Doença Inflamatória Intestinal. Muitos parabéns!