Decorreu ontem a sessão comemorativa do 44.º aniversário da FPC, no Auditório do Infarmed, que contou com a presença de mais de 80 participantes.
Na iniciativa, Carlos Morais, Diretor do Serviço de Cardiologia do HFF e Vice-Presidente da FPC, apresentou o plano de atividades para 2024, não deixando de parabenizar a Fundação: “Esta é uma celebração de maturidade. É a celebração de um passado glorioso e um momento de pensar como é que a Fundação pode manter o seu papel ativo na sociedade”.
Destacando os desafios que se avizinham, sublinhou a necessidade premente de apostar na saúde digital em Cardiologia, reconhecendo o potencial dessa abordagem. Além disso, reforçou a importância de promover a equidade e universalidade no acesso aos cuidados cardiovasculares, sublinhando o compromisso da FPC em garantir que todos/as, independentemente das suas circunstâncias, tenham acesso a tratamentos e informações vitais.
A promoção da literacia em saúde foi também destacada como um pilar fundamental, visando capacitar a população com conhecimentos que contribuam para a prevenção e gestão das doenças cardiovasculares.
O Vice-Presidente reiterou a importância contínua dos rastreios e ações de sensibilização, salientando que a FPC permanece como o polo aglutinador de doentes, unindo esforços para enfrentar os desafios emergentes na área cardiovascular. “Estamos num processo de renovação e assumimos um papel de sensibilização e reabilitação no que diz respeito às doenças cardiovasculares”, concluiu.