O sono do meu bebé – projeto de melhoria de qualidade na enfermaria de obstetrícia do HFF” – Sessão Clínica do HFF

2 Agosto, 2023

A mais recente Sessão Clínica do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) teve como tema “O sono do meu bebé – projeto de melhoria de qualidade na enfermaria de obstetrícia do HFF” e esteve a cargo da médica interna de pediatria Ana Teresa Guerra.

O sono é uma função essencial à vida e um dos recursos do ser humano para a sua homeostasia. Proporcionar bons hábitos de sono desde o nascimento permite otimizar um bom sono do recém-nascido/lactente e de toda a família. Estes incluem o estabelecimento de uma rotina de sono, exposição à luz natural durante o dia, com redução da luminosidade à noite, banho e/ou massagem e diminuição dos estímulos sonoros ao final do dia.

Apesar de a incidência do Síndrome de Morte Súbita do Lactente (SMSL) estar a diminuir nas últimas décadas, mantém-se a principal causa de morte no período pós-natal, dos 28 dias ao primeiro ano de vida. As recomendações atuais da Academia Americana de Pediatria (2022) incluem, entre outras: partilha de quarto com os pais até aos 6-12 meses, sempre em berço próprio; posicionamento em decúbito dorsal, sem inclinação do berço; colchão firme com roupa de cama bem ajustada; evitar o sobreaquecimento; não colocar peluches ou almofadas no berço.

O “Sono do Meu Bebé” é um projeto de melhoria de qualidade dos cuidados prestados em alojamento conjunto, partilhado entre o Departamento da Criança e do Jovem e o Departamento da Mulher. Está a decorrer desde março de 2021 na Enfermaria de Obstetrícia e tem como objetivo a promoção de hábitos de sono seguros e saudáveis para os recém-nascidos/ lactentes nascidos no HFF.

O projeto tem a aprovação da Unidade de Investigação Clínica e envolveu 3 fases: na fase 1 foi feita uma avaliação inicial dos hábitos de sono dos lactentes nascidos em janeiro de 2021, através de questionário telefónico; na fase 2 foram aplicadas medidas de promoção de hábitos de sono seguros e saudáveis, que incluíram cartazes e folhetos informativos dirigidos às mães/pais e sessões de esclarecimento às equipas médica e de enfermagem; na fase 3 foram reavaliados os hábitos de sono, através da aplicação do mesmo questionário telefónico aos lactentes nascidos em julho de 2022.

Graças às medidas implementadas, constatou-se, no inquérito de 2022, um aumento de: 13% em relação a mães/pais esclarecidos sobre o local e a posição em que devem deitar o seu bebé; 19,3% no posicionamento em decúbito dorsal; 11,6% em relação a mães/pais que sabem o que é o SMSL; 7,6% nos lactentes a dormir sem luz; 17,2% na utilização de luz de presença para mudar a fralda ou alimentar o lactente durante a noite, em detrimento de luz mais intensa. A partilha de cama com os pais manteve-se uma prática comum, apesar de altamente desaconselhada, o que poderá estar relacionado com fatores culturais.

Nesta fase do projeto, o objetivo é rever e otimizar medidas, de modo a modificar comportamentos, em benefício da saúde da população servida pelo HFF.