Serviço de Gastrenterologia do HFF em destaque na Semana Digestiva 2023

1 Agosto, 2023

O Serviço de Gastrenterologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) esteve em destaque na Semana Digestiva 2023, que decorreu em Coimbra. Os/As médicos/as do Serviço de Gastrenterologia do HFF participaram ativamente neste congresso, integrando júris de seleção/premiação de trabalhos, painéis de moderadores/as e mesas redondas ao longo das sessões.

A Semana Digestiva é o principal congresso científico nacional na área da Gastrenterologia, organizado todos os anos pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), a Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva (SPED) e a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF).

O médico Gonçalo Alexandrino realizou uma apresentação no congresso satélite “Gastrodigest”, dirigida fundamentalmente aos/às colegas da Medicina Geral e Familiar, acerca de fígado gordo associado à disfunção metabólica (MAFLD), também denominado por fígado gordo não alcoólico (FGNA), que afeta cerca de 25% da população adulta nos países ocidentais, representando a doença hepática crónica mais comum em todo o mundo. Na sua apresentação, salientou que “a prestação de cuidados aos doentes com MAFLD deve ser multidisciplinar, em todas as etapas da doença, envolvendo outras especialidades, nomeadamente, a Endocrinologia, a Nutrição, a Medicina Geral e Familiar, a Medicina Interna, Psicologia, Psiquiatria e, eventualmente, o Centro de Tratamento Cirúrgico da Obesidade (CTCO), mediante critérios de referenciação”.

A médica Rita Carvalho foi palestrante na conferência: “Hepatite C: o caminho para a erradicação”. A sua apresentação foi estruturada com o objetivo de fazer um ponto de situação da eliminação da hepatite C, a nível nacional e mundial, especificando quais as ações que podem ser tomadas para atingir as metas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para 2030, ou seja, diminuir em 80% as novas infeções e em 65% a mortalidade. A especialista considera que “é fundamental a existência de planos nacionais desenvolvidos pelo governo e outras entidades responsáveis, que estabeleçam medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento de todos os/as doentes, como o Plano Nacional para as Hepatites Virais existente em Portugal, criado em 2016, e que é atualmente um dos programas de saúde prioritários da Direção Geral de Saúde”.

Destacamos de igual forma a participação dos/das médicos/médicas internos/as de formação específica de Gastrenterologia, com 13 trabalhos aceites na Semana Digestiva, cinco dos quais selecionados para apresentação oral pelo médico Fábio Pereira Correia e pela médica Sofia Bragança.

Fábio Pereira Correia, médico do Serviço de Gastrenterologia do HFF, foi triplamente distinguido na Cerimónia de Entrega de Prémios e Bolsas com os seguintes trabalhos e projeto:

  • 1º Prémio de Vídeo Endoscópico 2023 da SPED

Acute recurrent cholangitis secondary to mucinous neoplasia of the bile duct – Challenge accepeted!

Autores: Fábio Pereira Correia; Sofia Bragança; Filipa Ferreira; Gonçalo Alexandrino; Luís Carvalho Lourenço e David Horta

  • Bolsa de Investigação Científica da SPED

Effects of cold-water irrigation of Vater’s papilla in preventing post-ERCP complications – the FREEZE PAPILLA study

Autores: Fábio Pereira Correia; Henrique Coelho; Gonçalo Alexandrino; Jorge Canena; David Horta e Luís Carvalho Lourenço

  • Prémio para Melhor Caso Clínico apresentado durante a Semana Digestiva 2023

A challenging cause of recurrent acute cholangitis with massive bile duct dilation – How tricky can a tiny anemone be?

Autores: Fábio Correia; Sofia Bragança; Filipa Ferreira; Gonçalo Alexandrino; Luís Carvalho Lourenço e David Horta

Para David Horta, médico, Diretor do Serviço de Gastrenterologia do HFF e Vogal da Direção da SPED, “é inegável a qualidade crescente da produção científica do nosso Serviço, o que reflete não só a dedicação de toda a equipa, como também uma preocupação constante em oferecer os melhores cuidados aos nossos doentes. A Gastrenterologia assume-se cada vez mais como uma especialidade multifacetada e tem tido um desenvolvimento tecnológico impressionante nos últimos anos que temos tentado e devemos acompanhar. É preciso investir e apostar no futuro e, para isso, a formação dos mais jovens e a investigação científica são duas vertentes muito presentes no nosso Serviço.”

#asuasaudeanossamissao