Obras do futuro Hospital de Sintra decorrem a um bom ritmo

16 Maio, 2023

Realizou-se ontem, dia 15 de maio, uma visita à obra do futuro Hospital de Proximidade de Sintra. As obras decorrem a um bom ritmo e segundo o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, prevê-se que as mesmas estejam concluídas no primeiro trimestre de 2024, entrando o novo Hospital em funcionamento ainda no primeiro semestre do mesmo ano.

A construção do novo hospital teve início em agosto de 2021. A nova unidade hospitalar está localizada no bairro da Cavaleira, na freguesia de Algueirão-Mem Martins, em Sintra.

A obra é da responsabilidade da Câmara Municipal de Sintra, num investimento superior a 50 milhões de euros, cujos equipamentos, num valor de 27 milhões estão já a ser adquiridos pelo HFF, com um financiamento do Plano Recuperação e Resiliência (PRR) de 21 milhões. Recorde-se que este Hospital contará com serviço de ambulatório, consultas externas e meios complementares de diagnóstico e terapêutica, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas, unidade de cirurgia de ambulatório, serviço de urgência básica, unidade de convalescença com 60 camas, farmácia, unidade de esterilização e ainda um espaço para ensino e formação.

“É muito entusiasmante fazer esta visita porque aqui vemos um hospital que está em vias de ficar pronto”, começou por referir o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, que foi acompanhado, entre outros, do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta e da Presidente do Conselho de Administração do HFF, Joana Chêdas.

Revelou ainda que serão recrutados cerca de 600 novos profissionais de saúde, que irão entrar progressivamente em funções. Essa será uma das responsabilidades da Comissão Instaladora do novo Hospital de Sintra que, segundo o membro do governo responsável pela área da saúde, irá ser nomeada ainda durante o próximo mês de junho. “O Serviço de Urgência será o primeiro serviço a entrar em funcionamento, depois, previsivelmente as consultas externas e finalmente os blocos operatórios e o internamento da unidade de convalescença com cerca de 60 camas, sendo um processo progressivo”, conclui o Ministro.

O Conselho de Administração do HFF tem acompanhado a par e passo a construção do novo Hospital. A nova Infraestrutura assume um papel de grande relevância na prestação de cuidados de saúde à população do concelho de Sintra, representando também uma oportunidade para a adequação da Instituição à nova realidade da sua missão, designadamente através da criação de um Centro Hospitalar Universitário que agregue o HFF e o novo hospital.