“Palhaços na Linha” no Serviço de Pediatria do HFF

3 Fevereiro, 2021

Adaptando-se a uma nova realidade, a Operação Nariz Vermelho  lançou o projeto “Palhaços na Linha”, uma forma de continuar a levar alegria até às crianças internadas nos hospitais e neste caso ao Serviço de Pediatria do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca  (HFF). Desde dezembro do ano passado que o projeto “Palhaços na Linha” é uma nova forma dos Doutores Palhaços irem ao encontro das crianças hospitalizadas, uma vez que as visitas presenciais continuam suspensas devido à pandemia.

Através destas visitas virtuais por videochamada, as duplas destes autênticos especialistas dos sorrisos dão “teleconsultas”, em tempo real e através da internet, todas a terças e quintas feiras no Serviço de Pediatria do HFF. Um tablet afixado num carrinho de soro, acompanhado pelas Educadoras de Infância do Serviço de Pediatria, é o suficiente para dar asas a esta meritória iniciativa.

“O “Palhaços na Linha” é todo um outro nível. Permite criar números específicos em cada quarto e com cada criança, ajudando-a a afastar-se, por momentos, da realidade que vive no hospital”, explica Fernando Escrich, Diretor Artístico da Operação Nariz Vermelho. A pandemia do COVID-19 tem criado novas realidades, como é o caso, mas isso não esmorece a vontade da Operação Nariz Vermelho em marcar presença num momento delicado da vida dos pequenos utentes internados nos hospitais.

Fica o agradecimento do HFF a todos os envolvidos nesta iniciativa, que tem um grande significado para as crianças aqui internadas. Os sorrisos estampados na cara das nossas crianças e gargalhadas que ecoam pelos corredores do Serviço de Pediatria são a prova do valor desta iniciativa.

“A humanização dos cuidados e o conforto das crianças internadas assume uma relevância muito grande, pelo que a presença virtual dos Doutores Palhaços é muito importante para o HFF”, refere Helena Loureiro, diretora do Serviço de Pediatria do HFF. Logo que termine a pandemia e existam condições para tal, “o Hospital voltará a receber a visita presencial destes amigos das crianças, pois de certa forma já fazem também parte desta vasta equipa da pediatria”, diz Helena Loureiro.