Prevenção e Controlo de infeção

2 Junho, 2022

Bárbara Flor de Lima, médica Infeciologista do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) apresentou três comunicações orais, de boas práticas no âmbito da Prevenção e Controlo de infeção, nomeadamente sobre implementação do inquérito epidemiológico e rastreio de microrganismos multirresistentes, controlo ambiental e sua importância na investigação de surtos e impacto do programa PAPA (Programa de Apoio à Prescrição de Antibióticos) num serviço de internamento hospitalar, no I Encontro de Benchmarking dos GCL-PPCIRA (Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo das Infeções e da Resistência aos Antimicrobianos), que decorreu no IPO do Porto.

A iniciativa, organizada pela Associação Portuguesa de Infeção hospitalar, distinguiu Bárbara Flor de Lima com o prémio de melhor comunicação oral.

Para Bárbara Flor de Lima “Este prémio não é um prémio individual, mas antes o reconhecimento do trabalho da equipa e do trabalho iniciado e desenvolvido há vários anos, tendo assim contribuído para a partilha de experiências e boas práticas no âmbito da Prevenção e Controlo de Infeção. O trabalho nem sempre visível e com resultados a longo prazo, reflete a importância do GCL-PPCIRA a nível da instituição”. E acrescenta: “Iniciativas como esta são necessárias e um mais-valia de aprendizagem para todas as instituições”.