Vários profissionais de saúde do Hospital Fernando Fonseca, da ULS Amadora/Sintra, estiveram presentes no 4º Congresso Nacional sobre Disfagia que decorreu recentemente no Porto. Este congresso nacional junta anualmente mais de 200 profissionais de saúde, para discutir e refletir sobre o estado da arte da disfagia em Portugal. Primando por uma abordagem multidisciplinar ao tema, o congresso contou com profissionais e investigadores das mais diversas áreas.
Sendo uma temática de grande importância e relevância no HFF e pela abrangência multidisciplinar, houve a participação de vários profissionais de saúde na apresentação de Comunicações Orais e Poster. Os autores e co autores das apresentações englobam profissionais das áreas da Medicina Interna, Nutrição, Neurologia, Enfermagem de Reabilitação, Medicina Física e de Reabilitação, Otorrinolaringologia, Terapia da Fala e Gastroenterologia.
Participaram respetivamente a Dra. Mafalda Soares (Serviço Otorrinolaringologia) com a comunicação oral “Organograma de avaliação do doente com disfagia orofaríngea: uma realidade no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca”; a TSDT Anabela Alves (Serviço MFR área de Terapia da Fala) com a comunicação oral “Disfagia psicogénica, o papel da Terapia da Fala numa equipa multidisciplinar: caso clínico” e a Dra. Sofie Vanderpoorten (Serviço Otorrinolaringologia) com o poster “Disfagia como forma de apresentação de uma Miosite de Corpos de Inclusão”.