Projeto Mais Cuidador: Intervenção de Enfermagem na Capacitação do Cuidador Familiar – Sessão Clínica do HFF

24 Maio, 2023

Decorreu mais uma Sessão Clínica do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) e teve como tema “Projeto Mais Cuidador: Intervenção de Enfermagem na Capacitação do Cuidador Familiar”. A sessão esteve a cargo das enfermeiras Elizabete Silvestre, Mara Gonçalves e do enfermeiro Tiago Maurício, do Serviço de Ortopedia do HFF.

Com as alterações fisiológicas, psicológicas e sociais do envelhecimento a pessoa idosa está especialmente suscetível à ocorrência de quedas que podem ocasionar fraturas. Uma das fraturas mais comuns nesta idade são as fraturas da extremidade proximal do fémur que requerem, na maioria das vezes, internamento para realização de tratamento cirúrgico. Um internamento, nestas circunstâncias, acarreta riscos dadas as comorbilidades e vulnerabilidades da pessoa idosa com potencial perda de funcionalidade e autonomia.

Aquando da alta hospitalar permanecem na pessoa idosa dependências e perdas funcionais superiores às existentes previamente, e que requerem apoio de terceiros para o seu suprimento. A família é, na maioria das vezes, o principal recurso e desta tende a emergir um cuidador que assume os cuidados.

Atendendo ao cariz imprevisto e não planeado da intervenção do cuidador, este poderá deparar-se com dificuldades no desempenho deste papel e no equilíbrio com a sua vida pessoal. Neste âmbito planeou-se e desenvolveu-se uma intervenção de enfermagem com foco no cuidador com recurso à metodologia de projeto. Realizou-se uma revisão da literatura e um diagnóstico de situação no Serviço de Ortopedia com foco nos idosos internados com fratura da extremidade proximal do fémur e seus cuidadores tendo sido desenvolvido um projeto de capacitação do cuidador.

O projeto “mais Cuidador” preconiza a realização de um plano de intervenção individualizado e adaptado às necessidades e especificidades do binómio cuidador-doente.

O objetivo geral é promover a capacitação do cuidador às necessidades resultantes do evento traumatológico/ortopédico, evidenciado pela aquisição de competências para a satisfação das necessidades existentes na pessoa idosa aquando do regresso a casa após alta hospitalar.

O cuidador é foco dos cuidados de enfermagem, sendo-lhe realizada uma avaliação inicial, que inclui o seu estado de saúde, disponibilidade para cuidar, condições da casa, conhecimentos prévios, capacidade para a prestação de cuidados e as dificuldades e alterações de rotina previstas.

A pessoa idosa é avaliada em múltiplas dimensões relevantes para a aferição das suas dependências e necessidades.

A intervenção educativa com vista à capacitação do cuidador é composta por quatro sessões de contacto onde são abordados, exemplificados e praticados os cuidados a realizar ao doente nas áreas da higiene e conforto; vestir e despir; mobilizações; levante e transferências; terapêutica; produtos de apoio e continuidade de cuidados.

Os cuidadores são um elo fundamental dos serviços de saúde, garantindo a vigilância, a continuidade de cuidados e a saúde da pessoa idosa aquando do regresso a casa.