Segurança do doente e a prevenção do erro

17 Setembro, 2024

O Dia Mundial da Segurança dos Doentes é celebrado anualmente a 17 de setembro. Este ano teve por lema “Melhorar o diagnóstico para a segurança dos doentes”.

Criado em 2019 pela Organização Mundial de Saúde como uma “ação global para a segurança dos doentes”, este dia tem como base de reflexão o princípio de, “primeiro, não causar danos”.

A ULS Amador/Sintra associou-se às comemorações do Dia com a realização de uma Conferência sobre a Segurança do Doente em que foi principal orador o médico e especialista em Acreditação Internacional, Dr. Carlos Goes, que teve oportunidade de refletir sobre os fatores relevantes para o diagnóstico seguro.

O erro de diagnóstico é uma área emergente de preocupação na qualidade da assistência à saúde e na segurança do doente.

Segurança do doente: por todos, para todos, em todos os momentos!