O Serviço de Medicina Intensiva (SMI) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), dirigido pelo médico intensivista e adjunto da Direção Clínica do HFF Paulo Telles de Freitas, foi um dos três Centros selecionados a nível nacional para acolher o primeiro Fellowship de Hemodinâmica da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (SPCI).
Este Fellowship contou com a participação de formadores de referência na área, não só do SMI-HFF, mas também do Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Norte e do Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Central. Uma participação multicêntrica que, para além de benéfica para os formandos, permitiu a aproximação dos três centros, no desenvolvimento de eventos futuros conjuntos.
Este fellowship foi dirigido aos/às médicos/as internos/as da especialidade de Medicina Intensiva de hospitais, a nível nacional, escolhidos pela SPCI, e visou um aprofundamento e revisão dos princípios fisiopatológicos de hemodinâmica, que lhes permitirão abordar o/a doente crítico de forma mais objetiva, orientada e adequada. Este programa incluiu sessões teóricas e práticas, estas últimas, em cenário de simulação e à cabeceira do/da doente. O programa audacioso mereceu ao grupo de trabalho múltiplos elogios por parte dos/das formandos/as.
#asuasaudeanossamissao