Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do HFF organiza Webinar: “Outubro Rosa”

30 Setembro, 2021

Outubro é o mês internacional da Prevenção do Cancro da Mama e do Colo do Útero.

Para assinalar a importância deste tema e contribuir para a sensibilização junto dos profissionais de saúde, o Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) decidiu organizar um Webinar subordinado ao tema “Outubro Rosa”.

Porquê o nome “Outubro Rosa”? O movimento conhecido como Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, na década de 1990, para sensibilizar a população quanto à importância da prevenção no combate ao cancro da mama e rapidamente se tornou uma campanha à escala mundial, sendo múltiplas as atividades realizadas para reforçar a necessidade e a importância da prevenção para tornar possível um diagnóstico precoce. Mais tarde, em 2011, foram também introduzidas  campanhas de sensibilização para o cancro do colo do útero.

O cancro da mama é uma das principais causas de morte por cancro entre as mulheres, sendo considerado o tipo de cancro mais frequente no sexo feminino. Em Portugal, anualmente são detetados cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama, e cerca de 1.500 mulheres morrem com esta doença.
Importa, assim, sensibilizar os profissionais de saúde, a população em geral sejam homens ou mulheres, para a importância do autoexame sistemático da mama e para o diagnóstico e tratamento precoces.

O Vírus do Papiloma Humano (HPV), é responsável por uma substancial taxa de cancros do colo do útero. É hoje considerado o segundo carcinogéneo mais importante, logo a seguir ao tabaco. Está associado a 5% dos cancros, no geral, e a 10% dos cancros na mulher.

Esta conferência digital sobre o cancro da mama e do colo do útero, será enriquecida com o contributo de diversos profissionais de saúde do HFF, de outras instituições de saúde nacionais e contará também com a presença da tatuadora Mariza Seita e da locutora de rádio Joana Cruz.  Procurar-se-á, através deste painel, dar a devida relevância ao tema, contribuindo assim para ganhos em saúde para todos os utentes e em conhecimentos e competências para os profissionais de saúde.

A participação neste Webinar é gratuita. Está, no entanto, sujeita a inscrição, através do email: outubrorosa@hff.min-saude.pt, onde deverá ser indicado o nome, profissão e instituição a que pertence.