O Serviço de Sangue e Medicina Transfusional (SSMT) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) participou na 14° Reunião anual do Sistema Português de Hemovigilância, organizada pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).
Esta Reunião decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e foram apresentados e discutidos os relatórios de atividade dos Serviços de Sangue e dos Serviços de Medicina Transfusional. A Reunião incluiu ainda uma sessão sobre o regulamento europeu relativo a substâncias de origem humana, que se encontra em fase de desenvolvimento e atualizações sobre o risco infecioso, nomeadamente o perfil epidemiológico do dador, abordando a emergência de doenças conhecidas em novas áreas geográficas e a necessidade de atenção redobrada aquando da triagem de dadores para não descurar eventuais viagens e comportamentos de risco.
O SSMT do HFF fez-se representar nesta reunião por médicos internos, médicos especialistas e Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, tendo contribuído com dois trabalhos científicos apresentados sob a forma de poster.
Realçamos o poster apresentado: “Profissionais de Saúde: bons candidatos à dádiva de sangue?”, através do qual ficou demonstrado, com base em estudo realizado nos dadores de sangue no HFF entre 2019 e 2022, que a taxa de suspensão dos profissionais de saúde da nossa instituição não foi superior à da população geral de candidatos à dádiva.
Procurou-se assim desmistificar a ideia, infelizmente ainda muito presente, de que as pessoas em contacto regular com doentes não podem dar sangue, deixando assim um apelo para que venham fazer a sua dádiva.
Pode aceder aqui aos dois posters apresentados:
“Profissionais de Saúde: bons candidatos à dádiva de sangue?”
“Segurança transfusional: o papel da formação”