Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia e o Bloco de Partos do HFF estão encerrados entre as 8h00 de dia 9 de junho e as 8h00 de dia 12 de junho

7 Junho, 2023

Os Serviços de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia e o Bloco de Partos do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) vão continuar a funcionar, até ao final de setembro, no mesmo esquema de rotatividade definido desde o início do ano, por deliberação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A iniciativa “Nascer em Segurança” visa garantir às grávidas e aos recém-nascidos os princípios da segurança, previsibilidade, equidade, qualidade, prontidão e humanização dos cuidados de saúde.

De acordo com esta organização, os Serviços de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia e Bloco de Partos do HFF estão encerrados nos seguintes fins-de-semana: 9, 10 e 11 de junho; 23, 24 e 25 de junho; 7, 8 e 9 de julho; 21, 22 e 23 de julho; 4, 5 e 6 de agosto; 18,19 e 20 de agosto; 1,2 e 3 de setembro; 15, 16 e 17 de setembro; 29 e 30 de setembro e 1 de outubro.

O que significa que o Serviço de Urgência de Ginecologia-Obstetrícia e o Bloco de Partos do HFF vão estar encerrados entre as 8h00 desta sexta-feira, dia 9 de junho, e as 8h00 de segunda-feira, dia 12 de junho.

Durante estes períodos de encerramento programado, as utentes grávidas ou com problemas do foro ginecológico devem deslocar-se às seguintes instituições mais próximas:

– Hospital de Santa Maria –  11 minutos de distância

– Hospital de São Francisco Xavier – 13 minutos de distância

– Maternidade Alfredo da Costa – 13 minutos de distância

Consulte a infografia abaixo para mais detalhes.

Se está grávida ou se tem um problema urgente do foro ginecológico, contacte o SNS 24 antes de se deslocar a qualquer unidade de saúde, e independentemente de ser ou não fim de semana, deve sempre contactar previamente o SNS 24 (808 24 24 24). Em situações de emergência, o contacto deverá ser realizado diretamente para o 112.

É através destas linhas dedicadas que poderão dar-lhe todo o apoio especializado e encaminhamento para a unidade mais apropriada, acionando, se necessário, o transporte em viatura médica até à unidade hospitalar mais próxima.

Consulte também informação em inglês e francês: