Serviço de Qualidade e Segurança

A Qualidade e a Segurança

O Serviço da Qualidade e da Segurança integra a estrutura de gestão do HFF e tem como propósito:

  • Potenciar e focalizar a qualidade e a segurança da prestação dos cuidados de saúde nas pessoas;
  • Promover o desenvolvimento estruturado das competências dos profissionais, onde a cultura de segurança é fortemente valorizada e as melhores práticas incentivadas e distinguidas;
  • Assegurar que as funções de governação no HFF estão devidamente alinhadas pelas dimensões da estratégia nacional para a qualidade na saúde no que respeita à efetividade, eficiência, acesso, segurança, equidade, adequação, oportunidade e respeito pelo cidadão.

Os nossos valores:

  • Prestação individualizada, humanizada e oportuna de cuidados em respeito da dignidade, preservação da identidade, privacidade, informação e não-discriminação;
  • Continuidade dos cuidados entre os diferentes serviços, sectores e níveis de diferenciação de cuidados, mediante parcerias e outras articulações na comunidade, e proximidade da prestação;
  • Equidade no acesso e efetividade na qualidade técnica da prestação dos cuidados;
  • Eficiência, eficácia, qualidade e sustentabilidade da prestação cuidados.

As nossas metas Estratégicas:

  • Tornar o HFF uma organização de alta confiabilidade, utilizando os referenciais de acreditação e certificação;
  • Promover a abordagem por processos clínicos e organizacionais;
  • Desenvolver a Gestão do Risco como alavanca para a segurança clínica e organizacional;
  • Incrementar a Auditoria Clínica e Organizacional como ferramenta da Governação Clínica;
  • Fomentar a monitorização de indicadores de qualidade e de desempenho assistencial;
  • Tornar o HFF seguro para as pessoas;

O Sistema de Gestão da Qualidade

O SGQ visa, formalmente, estabelecer, documentar, implementar, controlar e melhorar todos os processos e atividades do HFF, sendo os seus processos relevantes:

a)    Conceção, implementação, monitorização e acompanhamento da performance da qualidade através de:

  • Planos e Programas de Acão da Qualidade
  • Indicadores de qualidade assistencial em cada um dos subsistemas do HFF
  • Indicadores de desempenho quantitativos e qualitativos, suportados em sistemas de informação
  • Indicadores de Satisfação de Utentes e profissionais
  • Relatórios de Gestão e Planos de Atividade anuais

b)    Modelos de avaliação da qualidade:

  • Acreditação CHKS e Certificação ISO 9001
  • Sistema Nacional de Avaliação em Saúde da ERS
  • Auditoria Interna
  • Auditoria Clínica e Organizacional

c)     Gestão do Risco Clínico e não clínico

d)    Sistema de Notificação e Gestão de Ocorrências

e)    Gestão Documental do Sistema da Qualidade

Acreditação CHKS/Certificação ISO

O processo de Acreditação do Hospital Fernando Fonseca e Certificação dos seus serviços, enquadra-se na Estratégia de Qualidade e Segurança tendo, assim, como objetivos fundamentais, garantir a satisfação dos seus utentes e profissionais e desenvolver o compromisso com a melhoria continua aos diferentes níveis, assegurado a conformidade do seu sistema de Gestão de Qualidade, face a referencias de qualidade e segurança reconhecidos internacionalmente.

A acreditação pelo CHKS fornece uma estrutura baseada em padrões para garantia de qualidade e melhoria da qualidade. Participar no processo de acreditação dá a uma organização a resiliência e vigilância necessárias para fornecer serviços de saúde de alta qualidade consistentemente.

O Hospital Fernando Fonseca, foi o primeiro hospital português a obter esta Acreditação desde 2000 na altura atribuída pelo King’s Fund Health Quality Service, tendo vindo a manter a sua Acreditação até à presente data, pelo CHKS.

Estes processos de Acreditação envolvem, sempre, a realização de auditorias externas realizadas por uma equipa independente de auditores experientes do setor dos cuidados de saúde, à atividade e procedimentos do Hospital, tanto a nível dos Serviços Clínicos, como dos não clínicos.

Por outro lado, e em complementaridade, tem vindo a fazer parte da Estratégia da Qualidade e Segurança do Hospital, a Certificação de Qualidade, gradual, de acordo ISO 9001, de alguns dos seus Serviços.

Contamos com 12 serviços com Certificação segundo a Norma NP EN ISO 9001:2015:

  • Anatomia Patológica
  • Patologia Clínica
  • Sangue e Medicina Transfusional
  • Farmácia
  • Imagiologia
  • Esterilização
  • Bloco Operatório
  • Unidade de Cirurgia Ambulatória
  • Urgência Obstétrica e Ginecológica
  • Unidade de Negociação e Logística
  • Consulta Externa

O nosso comprometimento com a Avaliação por outras Entidades Externas:

  • SINAS – Sistema Nacional de Avaliação em Saúde da ERS para algumas dimensões Clínicas
  • @Qredita – Certificação Saúde DGS para Centros de Referência existentes
  • ERAS – Enhanced Recovery After Surgery

Avaliação da Satisfação dos Utentes

Com o propósito de ouvir os utentes o HFF realiza anualmente a avaliação da satisfação a uma amostra significativa de utentes que tiveram episódio de prestação de cuidados de saúde no Hospital.

O relatório dessa avaliação encontra-se disponível para utentes e profissionais e outras partes interessadas.

A equipa:

João Vieira – Diretor do Serviço
Carla Rocha
Filomena Reis Fernandes
Ana Lima – Secretariado

Contacto: joao.vieira@hff.min-saude.pt