A Unidade de Cuidados na Comunidade Cacém Care, da ULS Amadora/Sintra, deu início à realização de mais um rastreio oftalmológico a todas as crianças que frequentam o 2.º Ano de escolaridade do Ensino Básico das Escolas Públicas da Cidade de Agualva-Cacém.
O Projeto “Olhar a Visão” assinala, neste ano letivo, 20 anos de implementação, contando com 14.291 rastreios realizados e 2.587 crianças diagnosticadas com alterações visuais. Acrescente-se que este projeto foi agraciado com o Prémio de Boas Práticas em Saúde, em 2011, e constitui uma referência nos rastreios visuais.
Com o sucesso desta iniciativa ao longo dos anos, a UCC Cacém Care tem investido continuamente na melhoria e expansão do projeto, adaptando-se às novas necessidades da comunidade e aos avanços tecnológicos na área da saúde ocular.
A Coordenadora da UCC Cacém Care, Enf.ª Cátia Pereira, referiu que “sempre foi ambição desta equipa de saúde escolar contar com uma intervenção multidisciplinar, mediante a integração de um técnico de ortóptica neste projeto”. Felizmente, este ano, isso foi finalmente possível através da integração de profissionais do Serviço de Oftalmologia do Hospital Fernando Fonseca. Com a inclusão de novos profissionais, como a Dr.ª Olga Barroqueiro, o Projeto tem agora a oportunidade de enfrentar os desafios do futuro com inovação, mantendo o foco no compromisso com a saúde das crianças.
A equipa de Saúde Escolar da UCC Cacém Care está empenhada em garantir que a saúde visual das crianças seja uma prioridade, permitindo-lhes crescer com uma visão clara do mundo ao seu redor, o que é fundamental para o seu futuro educativo e social.