A Unidade de Doenças Imunomediadas Sistémicas (UDIMS) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) foi galardoada no VIII Congresso Nacional de Autoimunidade com dois prémios, tendo-lhe sido ainda atribuída a Bolsa de Estudo Clínico em Autoimunidade.
Este congresso é o principal evento nacional no que diz respeito à patologia imunomediada sistémica e imunologia clínica e realiza-se anualmente sob a égide da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.
Filipe Paula recebeu o Prémio de Investigação em Autoimunidade 2022, o mais importante galardão atribuído no nosso país, nesta área, com o trabalho “The role of NOTCH signalling in the endotelial dysfunction of Systemic Sclerosis”.
João Serôdio foi premiado com a distinção de “Melhor Comunicação Oral” com o tema “Aplication of na imaging protocol in the diagnosis of Giant Cell Arthritis: impact on the identification of extra-cranial involvement”.
Joana Caetano recebeu a Bolsa de Estudo Clínico em Autoimunidade” com o projeto “Anti-apolipoprotein A-I / anti-HDL antibodies and endothelial dysfunction in Systemic Sclerosis” contribuindo desta forma para a continuação da investigação translacional e clínica da UDIMS.
Todos estes projetos estão a ser desenvolvidos no âmbito da investigação médica realizada na UDIMS, no seu polo clínico no HFF e no seu polo de investigação fundamental integrado na NOVA Medical School em Lisboa.
O HFF felicita os seus colaboradores por esta distinção!