A sala de berços da Unidade de Neonatologia do Hospital Fernando Fonseca, integrado na ULS Amadora/Sintra, passou a designar-se “Sala da Sofia”, numa homenagem póstuma à médica Sofia Ferreira, cardiologista pediátrica do HFF, falecida há cinco anos.
Reconhecida pela dedicação à saúde infantil, em particular ao acompanhamento cardíaco de crianças, Sofia Ferreira destacou-se também pela sua sensibilidade e proximidade com os mais pequenos. Apaixonada pelo universo infantil, escreveu o livro “Os Contos da Sofia”, uma obra dedicada às crianças e ao poder das histórias.
Presente na cerimónia de inauguração, que decorreu dia 2 de abril, a presidente do Conselho de Administração da ULS Amadora/Sintra, Sandra Cavaca, sublinhou a carga emocional do momento, referindo tratar-se de “um gesto simbólico profundamente significativo, que perpetua a memória da Doutora Sofia, que permanecerá para sempre na instituição”.
Descrita como uma mulher versátil, Sofia Ferreira conciliava a excelência na Cardiologia Pediátrica com interesses diversos, como o paraquedismo, a escrita e a pintura. O seu marido, Fernando, recordou que “partiu há cinco anos, mas estaria feliz por saber que o seu percurso e dedicação foram reconhecidos pelos seus pares”.
Também Rosalina Barroso, diretora do Serviço de Neonatologia, destacou que a “Sala da Sofia” representa “uma homenagem sentida à sua generosidade, coragem e forma singular de estar na vida”.
Na sinopse da obra “Os Contos da Sofia”, com ilustração de Rita Ponciano, a editora descreve que “neste livro comovente, cada palavra resplandece como estrelas num céu noturno, capturando o brilho dos sorrisos infantis que tanto encantavam a autora”.
Com esta homenagem, o nome de Sofia Ferreira fica agora ligado a um espaço de cuidado e início de vida, simbolizando a continuidade do seu legado junto dos mais novos.