ULS Amadora/Sintra celebra Dia Mundial da Música com artistas do Hospital e da Comunidade

1 Outubro, 2024

Ao meio-dia em ponto, o átrio do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) encheu-se de melodia e emoção para dar início às celebrações do Dia Mundial da Música – assinalado no dia 1 de outubro. A presidente da Comissão de Humanização da ULS Amadora/Sintra, Helena Isabel Almeida, abriu o evento marcado por dois concertos de piano a quatro mãos. O primeiro, apresentado por Maria Pedro Valadão, pianista e médica hematologista do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional, e António Ferreira, pianista convidado. Juntos, encantaram a plateia de dezenas de pessoas com interpretações de obras de Schubert, Mozart e outros compositores de renome mundial.

A iniciativa da Comissão de Humanização que faz parte do projeto “Humaniz’Arte”, contou também com músicos e artistas da comunidade como Cristina Aleixo e Nuno Félix do “Duo Preto no Branco” que, respondendo ao apelo do Hospital, associaram-se a esta celebração, executando, também a 4 mãos ao piano, um conjunto de peças musicais.

Este evento contou também com vários elementos do grupo Urban Sketchers que, através de linhas, tintas e cor acompanharam mais uma iniciativa da Humaniz’Arte, projeto cujo objetivo é utilizar a arte como ferramenta terapêutica, promovendo no HFF momentos de alegria e bem-estar para utentes, famílias e profissionais de saúde.

Foram muitos os(as) que se juntaram para celebrar a magia da música e a partilha desta arte que tem benefícios na saúde: seja na recuperação dos doentes, redução da ansiedade ou melhoria do humor.

A Comissão de Humanização da ULS Amadora/Sintra realiza atividades artísticas regulares que visam proporcionar no hospital um ambiente mais acolhedor e terapêutico.