ULS Amadora/Sintra promove I Seminário de Enfermagem Ortogeriátrica

3 Março, 2026

A ULS Amadora/Sintra, através do Serviço de Ortopedia do Hospital Fernando Fonseca (HFF), promove no próximo dia 20 de março o I Seminário de Enfermagem Ortogeriátrica. O evento decorre entre as 08h30 e as 16h00, no Auditório do HFF.

A iniciativa pretende promover o conhecimento e a partilha de intervenções dirigidas às pessoas idosas em contexto de patologia ortopédica, reforçando a articulação de cuidados e a diferenciação da resposta assistencial na área da ortogeriatria.

O programa é abrangente e contempla várias mesas temáticas, onde serão abordados os desafios do cuidar em ortogeriatria, a organização dos cuidados, a preparação para o regresso a casa e o papel da enfermagem perante os desafios do envelhecimento, nomeadamente no âmbito da criação da nova especialidade em Enfermagem Gerontogeriátrica.

O seminário inclui ainda duas conferências: uma dedicada à Unidade de Ortogeriatria do Hospital Fernando Fonseca e outra centrada na evolução e afirmação da enfermagem na área gerontogeriátrica.

Esta iniciativa constitui uma oportunidade relevante para o reforço de competências dos enfermeiros no cuidado ortogeriátrico, bem como para a partilha e consolidação de boas práticas.

A participação no evento é gratuita, mas carece de inscrição prévia, através do preenchimento do seguinte formulário. (https://forms.office.com/e/N8jgZkLN0n)