ULS Amadora/Sintra reforça: “Ligue Antes, Salve Vidas”

17 Fevereiro, 2025

A ULS Amadora/Sintra vai integrar, a partir de amanhã, dia 18 de fevereiro, o projeto ‘Ligue Antes, Salve Vidas”, com o objetivo de reduzir o acesso inadequado aos Serviços de Urgência. A iniciativa pretende promover o contacto prévio com a Linha SNS24 (808 24 24 24), garantindo que os utentes são orientados para o local adequado, de forma eficaz e segura, otimizando o acesso ao atendimento médico, de acordo com os critérios de gravidade.

Servimos uma população de 600 mil habitantes e a necessidade de retirar os casos menos urgentes das Urgências Hospitalares é crucial para garantir maior disponibilidade dos profissionais e de todos os recursos para quem realmente necessita de cuidados urgentes e imediatos. Atualmente, cerca de 55% dos atendimentos nos Serviços de Urgências do HFF são não urgentes ou pouco urgentes, o que sobrecarrega o funcionamento dos mesmos. Este é um processo de adaptação, uma nova realidade que necessitamos que a nossa população compreenda. Com esta mudança, os utentes terão menor tempo de atendimento e direcionado à prioridade atribuída. Além disso, foram criadas condições e reforçadas as equipas para que os casos menos urgentes, sejam atendidos de forma eficiente no Serviço de Urgência Básica (SUB), aberto 24 horas por dia, e nos Cuidados de Saúde Primários (CSP), com maior disponibilidade de Consultas de Doença Aguda, com horário alargado e do atendimento complementar, disponível ao fim de semana. Esta reorganização garante que todos recebam a atenção e os cuidados necessários de maneira mais ágil e eficaz, assegura a Diretora Clínica Hospitalar da ULS Amadora/Sintra, Dra. Bárbara Flor de Lima. O projeto tem vantagens claras para todos os envolvidos:  Hospital, Profissionais de Saúde e Utentes.”

Se o utente se apresentar na admissão do Serviço de Urgência sem o contacto prévio com a linha SNS24 (808 24 24 24), será convidado a fazê-lo antes de ser admitido, numa alteração do paradigma de atendimento que pretende otimizar a orientação e encaminhamento adequado dos utentes.

Após a orientação feita pelo SNS24, os casos pouco urgentes, mas que necessitem de atendimento presencial, serão encaminhados para os Cuidados de Saúde Primários, para uma consulta marcada para o mesmo dia ou para o dia seguinte, ou direcionados para o Serviço de Urgência Básica, garantindo que todos recebam o cuidado necessário de forma rápida e eficaz.

Nos casos de menor gravidade, os utentes podem aguardar, no conforto da sua casa, até à hora da consulta agendada pela Linha SNS 24, evitando, desta forma, deslocações desnecessárias aos Serviços de Saúde.

Este sistema de orientação permite ainda que os Serviços de Urgência fiquem mais disponíveis para as verdadeiras urgências, contribuindo assim para a melhoria no atendimento e para a redução dos tempos de espera.

Ligar para a Linha SNS24 (808 24 24 24) é um passo simples, mas fundamental. Ligue antes de se deslocar às Urgências.

“Ligue Antes, Salve Vidas” é uma iniciativa da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), com o apoio dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Para mais informações sobre o projeto, consulte a área : «Cuidados» e «Urgências», em: Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE | Urgências – Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE