Durante as últimas duas semanas, e no âmbito do Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), que se assinalou no dia 29 de outubro, a Unidade de AVC (UAVC) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) tem realizado diversas iniciativas de forma consciencializar sobre esta problemática: Sessão de Movimento, Na Pele do AVC, Questionário “Mitos e Verdades”, Esclarecimento de Dúvidas, Divulgação de Informação sobre o AVC, Caminhada de Sensibilização sobre o AVC, entre outras.
De entre as várias iniciativas realizadas aqui destacamos:
– Sessão de Movimento – Uma intervenção em grupo com atividades pré-definidas no Ginásio do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do HFF, simulando tarefas do dia a dia para utentes internados na UAVC e noutros serviços de internamento do HFF;
– Na Pele do AVC – uma ação de sensibilização no átrio principal do HFF, simulando os défices pós-AVC e destacando a importância da reabilitação. Profissionais do HFF, utentes e visitantes realizaram várias tarefas simulando alguns dos défices mais comuns pós-AVC, englobando todas as áreas de reabilitação e os ensinos que são realizados nestas circunstâncias, alertando para a importância destas intervenções para a reintegração na comunidade.
Atividades de vida diária: vestir/despir um casaco; descascar uma peça de fruta; cortar um “bife”; preencher um cheque; realizar marcha com boxia – apoio do bordo externo; conduzir cadeira de rodas com hemiparesia; pegar em objetos com luvas (alteração da sensibilidade). Banca da Disfagia: o que é a disfagia, espessante e variedade de sabores; exercícios que simulam a disartria (dizer palavras sem mexer a língua); engolir com a boca aberta/língua entre dentes; comunicar imitando as dificuldades de um afásico.
Todas essas iniciativas foram vitais para sensibilizar e educar a comunidade sobre o AVC e as suas implicações, bem como para promover a prevenção e reabilitação.
#asuasaudeanossamissao