A Associação
A Associação Fernandinhos e Companhia é uma organização não governamental, de solidariedade social, sem fins lucrativos cujo objetivo especifico é a melhoria das condições de bem-estar das crianças e adolescentes nascidas e tratadas no Hospital Fernando Fonseca.
Objetivos da Associação
- Promover a humanização nos cuidados prestados às crianças e adolescentes de uma forma abrangente e centrada na família;
- Promover a colaboração do HFF com a comunidade e com as instituições de saúde na promoção do bem-estar da criança e na defesa dos seus direitos;
- Promover e apoiar iniciativas dirigidas nomeadamente às crianças e adolescentes com deficiência ou doença crónica;
- Fomentar estratégias de modo a que sejam melhoradas as condições das crianças e adolescentes;
- Sensibilizar os órgãos de poder local e as autoridades de saúde para os problemas das crianças e adolescentes;
- Estabelecer e manter relações com instituições nacionais e internacionais ligadas à criança.
O Voluntariado
O Voluntariado no Hospital encontra-se temporariamente suspenso em virtude das medidas de contingência para prevenção e contenção da infecção por COVID-19.
O Voluntariado da Associação nos Departamentos da criança e da mulher participa no apoio à criança e família, à grávida e à puérpera, contribuindo para que a experiência de hospitalização seja mais positiva.
Objetivos do Voluntariado
- Colaboração no apoio à criança doente, bebé ou adolescente e á sua família, à grávida e puérperas , contribuindo para o seu bem estar;
- Articulação com equipa multidisciplinar de saúde, nomeadamente equipa de enfermagem;
- Exercer as funções que melhor se adaptem às suas competências;
- A ação de Voluntariado desenvolve-se na Unidade de Neonatologia, junto de recém-nascidos ou bebés internados, na Enfermaria de Pediatria e na Urgência de Pediatria, com crianças de todas as idades e adolescentes. Na Enfermaria de Obstetrícia e consulta de Obstetrícia a atividade centra-se principalmente junto das puérperas e recém-nascidos.
Podem ser associados todos os que apoiam, sob o ponto de vista social e financeiro as crianças e adolescentes desta área, nomeadamente:
- Pais de crianças nascidas e tratadas no Hospital Fernando Fonseca;
- Profissionais do HFF e de outras instituições de saúde;
- Todas as pessoas singulares ou coletivas que, de alguma forma, contribuam ou se proponham contribuir param o bem-estar das crianças e adolescentes portugueses.