A Via Verde do AVC da ULS Amadora/Sintra, coordenada pela Unidade de AVC, registou, desde 1 de julho do ano passado, um total de 580 ativações até ao final de 2025. No mesmo período, foram tratados 32 doentes com trombólise, 23 com trombectomia e 10 doentes com ambas as intervenções.
Os dados foram apresentados na Sessão Clínica da ULS Amadora/Sintra, realizada no dia 19 de março, sob o tema “Do AVC devemos cuidar todos, e cada vez somos mais”, da responsabilidade da Unidade de AVC.
Num momento de balanço da atividade da Unidade de AVC do ULS Amadora/Sintra, foi destacada a importância de equipas multidisciplinares, coesas e motivadas, no tratamento daquela que continua a ser a principal causa de morte e morbilidade em Portugal.
Durante a sessão, foi também revisto o percurso do doente após um AVC, desde a admissão hospitalar até ao acompanhamento em ambulatório, incluindo a reabilitação e o regresso à comunidade.
No ano de 2025, registaram-se ainda 724 internamentos na Unidade de AVC, a maioria provenientes do Serviço de Urgência. Estes doentes foram acompanhados por uma equipa multidisciplinar responsável pela realização de exames complementares para estudo etiológico, controlo de complicações e intercorrências, bem como por intervenções de fisioterapia, terapia da fala e terapia ocupacional. A equipa de enfermagem assegurou ainda o treino de atividades de vida diária e a capacitação das famílias.
Foi igualmente salientado o papel da equipa de planeamento de alta, cuja intervenção permitiu reduzir o tempo médio de internamento, contribuindo para uma maior capacidade de resposta e para a melhoria da qualidade e continuidade dos cuidados de reabilitação.
Por fim, destacou-se a articulação com os cuidados de saúde primários, nomeadamente através de iniciativas como o projeto Fast Heroes, a CC Cacém Care e várias escolas do Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra, que envolveram 269 crianças. Este projeto visa promover o reconhecimento precoce dos sinais de AVC — alterações da face, da fala e da força — e incentivar o contacto imediato com o 112, contribuindo para o aumento das ativações da Via Verde do AVC e para a melhoria do tratamento destes doentes.