Uma construção de âmbito hospitalar é uma obra muito desafiante. Trata-se de um dos mais complexos tipo de edificação, totalmente diferente de qualquer outro género.
O desafio é decorrente da grande quantidade de sistemas complexos necessários, bem como dos muitos requisitos específicos. Juntando a tudo isto temos ainda o facto de a obra de construção da nova Unidade de Cuidados Intensivos de Nível II (UCI II) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) – localizada entre a atual Unidade de Cuidados Intensivos Nível III e o Serviço de Urgência Geral, num dos corredores de serviço mais movimentados de toda a unidade hospitalar – ter sido realizada com o Hospital em funcionamento.
Neste vídeo que aqui partilhamos, acompanhe as várias fases desta obra. A nova UCI II foi concluída num tempo recorde de apenas 72 dias.
Para tal foram necessárias muitas horas de trabalho contínuo na fase da construção, tendo a obra sido realizada pela SacyrSomague. O equipamento desta Unidade, ainda em curso nos pormenores finais, conta com o envolvimento de uma vasta equipa de profissionais do HFF.
Com uma área de 460 metros quadrados, a nova unidade corresponde a um investimento de cerca de 2,1 milhões de euros. Esta UCII vem disponibilizar 15 camas.