Os/as profissionais de saúde do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) não param de surpreender: prestam cuidados de saúde de excelência a cerca de 600 mil utentes, a maior área de referência populacional de todo o Serviço Nacional de Saúde a nível nacional, e neste vídeo de apelo à dádiva de sangue, fazem-nos sorrir e demonstram que o que fazem na instituição é muito mais do que um mero trabalho e que a criatividade também lhes corre nas “veias”.
Hoje, 14 de junho, é Dia Mundial do Dador de Sangue e os/as profissionais de saúde dos Serviços de Sangue e de Pediatria – médicos/as, enfermeiros/as, auxiliares de ação médica, técnicos/as de diagnóstico e terapêutica, entre outros – deram uma vez um pouco mais um pouco de si para o convencer a si, que está aí em casa e que nunca doou sangue, para se juntar a este movimento de vida perpétua que bate no nosso coração.
E fizeram-no a cantar – pedindo emprestada uma conhecida melodia de Miley Cyrus –, com humor, amor e muita alegria, em português e em outras línguas, como o francês e o crioulo, porque o HFF é o mais intercultural de todos os hospitais do SNS.
O foco especial na comunidade africana e afrodescendente, explica-se com a grande incidência de doentes com anemia falciforme, também conhecida como drepanocitose, nestes indivíduos, em tratamento no HFF, que exige transfusões de sangue regulares.
O sangue não tem cor, o sangue é amor, dar sangue é um ato de puro amor.
Tu podes vir salvar alguém: então vem!!!
Bim gossi pa Amadora, Bim!!!
Bem gossi li na Amadora, bem !!!
Maintenant viens à Amadora, viens!!!
Junte-se a esta partilha de solidariedade! Faça também a sua dádiva de sangue no HFF, Nos dias úteis entre as 8h30 e as 15h00, sendo que às terças-feiras o horário é alargado até às 17h00.
#asuasaudeanossamissao