Hoje dia 14 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Dador de Sangue, uma ocasião especial que foi marcada com uma cerimónia emocionante no auditório do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF). O HFF e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) uniram-se para homenagear os dadores de sangue que alcançaram marcos impressionantes de generosidade: dez, vinte, quarenta e sessenta dádivas benévolas.
A celebração foi enriquecida com a presença dos nossos queridos Doutores Palhaços da Operação Nariz Vermelho, cuja animação trouxe sorrisos e alegria a todos os presentes. Estes profissionais dedicados espalharam magia e carinho, criando um ambiente acolhedor e descontraído.
Um outro momento marcante da cerimónia foi a apresentação de uma canção especial, criada pelos/as talentosos/as profissionais do Serviço de Sangue e do Serviço de Pediatria e que contou com a colaboração de diversos profissionais do HFF. Esta bela homenagem musical de apelo à dádiva de sangue tocou os corações de todos os/as presentes, destacando a importância vital dos/das dadores/as de sangue na vida de tantas pessoas.
Essa celebração não apenas reconheceu o espírito altruísta dos dadores, mas também reforçou a consciencialização sobre a necessidade contínua de sangue e a importância de ser um/a dador/a regular. As dádivas de sangue são essenciais para salvar vidas e fornecer tratamentos médicos cruciais aos/às nossos/as utentes.
“As minhas primeiras palavras são para os dadores de sangue, são palavras de agradecimento por este gesto que permite dar vida aos outros, que permite salvar vidas. As minhas segundas palavras são para os profissionais de saúde.Não é possível desenvolver qualquer atividade relacionada com a saúde sem a participação destes profissionais. São incansáveis neste objetivo de dar vida à vida”, começou por dizer Maria Antónia Escoval, Presidente do IPST.
E continuou: “Não posso deixar de ter uma palavra agradecimento para este Conselho de Administração do HFF pela dedicação, ao longo destes anos, através da extraordinária parceria que o IPST tem com o HFF, no âmbito da colheita de sangue e componentes sanguíneos com uma atividade de promoção dadiva sempre continuada e sempre empenhada. Agradeço também ao Serviço de Imuno-hemoterapia, à Dra. Diana Sousa Mendes e a toda a sua equipa, que é sem dúvida uma equipa muito empenhada em prol da dádiva de sangue, em prol das necessidades transfusionais e em prol da vida de todos os doentes”.
O evento no auditório do hospital foi um momento de gratidão, reconhecimento e união. Os/as dadores/as de sangue foram aplaudidos/as pelo seu compromisso exemplar com a vida e com a comunidade. As suas dádivas generosas são verdadeiros atos de heroísmo que fazem uma diferença significativa nas vidas daqueles que precisam.
Neste Dia Mundial do Dador de Sangue, lembramos a todos/as que a doação de sangue é um ato valioso e nobre. Encorajamos a comunidade a seguir o exemplo destes/as dadores/as extraordinários/as.
Junte-se a esta partilha de solidariedade! Faça também a sua dádiva de sangue no HFF, nos dias úteis entre as 8h30 e as 15h00, sendo que, às terças-feiras, o horário é alargado até às 17h00.
Juntos, podemos fazer a diferença e continuar a salvar vidas através da dádiva de sangue.