A importância da Cardiopneumologia no tratamento do doente  

27 Abril, 2022

Técnica de diagnóstico e terapêutica de Cardiopneumologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), desde 2000, Luísa Correia é um dos rostos da equipa de Cardiopneumologia, que exerce as suas funções no Serviço de Pneumologia.

“O nosso grande volume de trabalho diz respeito a Provas de Função Respiratória”, explica.

A este serviço acorrem diariamente doentes com múltiplas necessidades de diagnóstico, na sua maioria relacionado com “doenças respiratórias”, tanto adultos como pediátricos.

“Os utentes pediátricos são maioritariamente asmáticos, já nos adultos, para além da asma, existem outras patologias, mas a maior prevalência é a DPOC, e vêm fazer ao Hospital as provas de função respiratória”.

Às quartas-feiras, o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) disponibiliza consulta a pessoas com Doenças Neuromusculares. “Esta é uma consulta vocacionada para doentes com Esclerose Lateral Amiotrófica. O doente vem até cá nesse dia e faz todos os exames de que precisa sendo, depois, avaliado por uma equipa multidisciplinar. Procura-se aqui prestar um apoio diferenciado ao doente”, refere Luísa Correia.

Desta forma, “evita-se nova ida ao hospital”, pois “num só dia o utente realiza os exames e a consulta, já que se trata de utentes com alguma dificuldade de mobilização”.

Investimento contínuo

Profissional sénior no serviço, a técnica de diagnóstico e terapêutica de Cardiopneumologia conta que o investimento em recursos humanos e equipamentos têm sido crescentes.

“Há 22 anos, quando iniciei as minhas funções no HFF, só cá estavam duas técnicas a trabalhar…Tenho assistido a um crescimento a nível de equipamento e de recursos humanos…” conclui frisando que “aqui todos os exames são feitos com qualidade e seguindo sempre as guidelines mais recentes e instituídas a nível internacional”.