A Tua Vida Importa-nos” – Comemoração do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos – 8 de outubro 2022

8 Outubro, 2022

“A Tua Vida Importa-nos” é o mote escolhido este ano pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos para a campanha de comemoração do dia dos cuidados paliativos. Tem como objetivo humanizar os números e as estatísticas relacionadas com estes serviços de saúde.

A Equipa de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), criada desde 2010, tem vindo a trabalhar no sentido de garantir o melhor acesso a estes cuidados. A atividade assistencial tem crescido de forma significativa, abrangendo consultadoria em internamento, consultas e monitorização de doentes em ambulatório, Hospital de Dia e acompanhamento de doentes oncológicos e não-oncológicos em contexto de urgência. Existem ainda 6 camas alocadas à EIHSCP para gestão de descontrolo de sintomas graves.

Neste percurso de humanização, de aproximar o hospital à comunidade, a EIHSCP tem vindo a trabalhar em colaboração com a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do ACES Sintra. Esta sinergia entre equipas, centrada na pessoa e família, tem permitido garantir um crescente apoio clínico e psicossocial ao longo do percurso da doença promovendo a acessibilidade universal e equitativa aos cuidados paliativos.

O reconhecimento dos Cuidados Paliativos como um direito humano, consagrado pelo Conselho da Europa na sua Resolução 2249, foi uma conquista civilizacional do direito a uma vida digna até ao seu fim. Responsabiliza os sistemas de saúde na integração destes cuidados como parte dos cuidados disponibilizados a pessoas com doenças crónicas e ameaçadoras da vida. Em Portugal apenas cerca de 30% das pessoas com necessidades paliativas têm acesso a este tipo de cuidados, apesar do seu reconhecimento como direito humano fundamental desde 2018.