Agradecimento à Unidade de Hospitalização Domiciliária do HFF

1 Setembro, 2021

O senhor Casimiro Joaquim foi um dos nossos utentes que teve a possibilidade de estar hospitalizado no conforto da sua casa, através da Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF). No dia em que se deslocou ao HFF para uma consulta com um médico especialista, já depois de ter tido alta da sua hospitalização domiciliária, fez questão de nos deixar um testemunho.

São palavras emocionadas de agradecimento a toda equipa da UHD do HFF. O profissionalismo, carinho e atenção que recebeu durante e após todo o processo de hospitalização a que foi sujeito merecem destaque neste testemunho.

A Hospitalização Domiciliária, enquanto modelo alternativo de prestação de cuidados de saúde diferenciados aos doentes, através do seu internamento em casa e não numa convencional enfermaria de um hospital, é uma realidade relativamente recente no HFF. No entanto, desde que foi lançada no final do ano passado – em pleno pico e terceira vaga da pandemia de COVID-19 – já passaram pelas cinco camas “virtuais” da UHD do HFF mais de 100 doentes.

A prestação de cuidados de saúde de proximidade, no contexto domiciliário, e com apoio dos cuidadores da família, sobretudo nos pacientes mais idosos, aumentou significativamente o conforto dos utentes. A UHD é assim um serviço multidisciplinar de qualidade e rigor clínico, prestado com uma visão mais humanizada da saúde, baseada na proximidade, que se tem revelado um sucesso, como atesta a grande satisfação dos utentes que têm beneficiado desta valência do HFF.