Balcão “Nascer Cidadão” do HFF retoma atividade

30 Agosto, 2021

O balcão “Nascer Cidadão” do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) está já novamente em funcionamento e disponível para que os pais possam registar os recém-nascidos no próprio hospital. Irá funcionar todos os dias úteis entre as 13:00h e as 17:00h.

Este Balcão permite que os pais possam registar os bebés durante o internamento, nas instalações do próprio Hospital. Este procedimento é efetuado por um funcionário do Registo Civil que se desloca ao Serviço de Obstetrícia do HFF no período indicado. Podendo assim ser efetuado o registo do bebé no Hospital até ao momento da alta, ou mais tarde, através do serviço “Nascimento Online”, no portal do Ministério da Justiça, ou em qualquer Conservatória do Registo Civil.

Após o registo de nascimento é também possível pedir o primeiro Cartão de Cidadão. Sendo o nascimento declarado no balcão do “Nascer Cidadão”, não é necessária qualquer deslocação à Conservatória do Registo Civil.

A Madalena Mestre, nascida no HFF no passado dia 27 agosto, foi uma das primeiras recém-nascidas a usufruir da reativação deste serviço. Madalena nasceu às 39 semanas de gestação, com 2,920kg e 48,5cm, e os seus pais Ana Lopes e Miguel Mestre mostraram-se muito satisfeitos com a possibilidade de fazer o registo da sua primeira filha no dia em que regressam a casa após alta médica da recém-mamã.

O balcão “Nascer Cidadão” possibilita assim uma enorme comodidade aos pais dos recém-nascidos, contribuindo para tornar mais fácil e acessível um ato que é obrigatório após qualquer nascimento. Esta parceria entre o HFF e o Instituto dos Registos e Notariado havia sido interrompida por causa da pandemia por COVID-19, mas foi agora retomada em pleno.

Na maternidade do HFF realizaram-se 2.481 partos no ano de 2020. Este ano, até ao final do passado mês de julho, este número foi de 1.179 partos.