Aleitamento Materno: reunião de partilha de informação científica

6 Outubro, 2022

No âmbito da Semana Nacional do Aleitamento Materno, que se assinala de 3 a 7 de outubro, com o tema “Estratégias do Presente para proteger o futuro”, o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) realizou uma reunião híbrida de partilha de informação científica.

A Mesa de Honra da abertura da reunião foi constituída por Joana Chêdas, presidente do Conselho de Administração do HFF, Rui Santos, enfermeiro-diretor, e Antonieta Mendes da Silva, presidente do Núcleo de Aleitamento Materno e enfermeira-chefe do Serviço de Obstetrícia e Ginecologia.

“Os temas hoje em debate reforçam a importância do aleitamento materno como um ato que realizado no presente tem influência positiva na saúde, bem-estar, nas vidas de bebés, crianças e adultos”, referiu Joana Chêdas.

E observou: “O HFF recebeu a sua primeira certificação como Hospital Amigo dos Bebés em 2010. Adotámos as 10 medidas definidas pela OMS e pela Unicef e fomos recertificados em 2013, 2016 e 2019. Queremos continuar a ser Hospital amigo dos Bebés, pelo que deixo um desafio para a atual equipa formar internamente mais profissionais e avançarmos para mais uma recertificação que novamente nos vai encher de orgulho.”

Rui Santos agradeceu “a excelência do programa” e disse: “Os benefícios do aleitamento materno são inúmeros e sobejamente conhecidos, pelo que assume particular importância a sensibilização e capacitação, desde cedo, da grávida para esta prática. Mas urge também a consciencialização dos profissionais e de todos os utentes e famílias, para a necessidade de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.”

Depois de fazer referência às atividades desenvolvidas no HFF para a população, e já publicitadas, no âmbito desta semana, “com o objetivo de consciencializar para a importância do aleitamento materno e para os seus inúmeros benefícios”. Antonieta Mendes da Silva terminou: “Esperemos que esta reunião de partilha de informação científica seja um momento de reflexão, partilha e discussão.”