Neste artigo de opinião publicado pelo jornal Expresso na sua página na internet, o presidente do Conselho de Administração do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca faz uma reflexão sobre o pós-pandemia e o Serviço Nacional de Saúde. “Há que refletir sobre tudo o que o SNS passou na pandemia, pois só assim poderemos sair mais fortes de toda esta tormenta”, defende Marco Ferreira.
Marco Ferreira destaca ainda que “a resposta dos hospitais carece de uma coordenação consistente e eficaz: a tão falada resposta “em rede”, que não se resuma às redes de referenciação hospitalar, frequentemente usadas para mediar atritos surgidos na transferência de doentes entre instituições. A mesma resposta coordenada, que penso ser vital entre CSP e hospitais, é também fulcral entre os próprios hospitais. Por que razão mantemos hospitais claramente subdimensionados a servir populações que ultrapassam largamente a sua capacidade de resposta, por exemplo nos serviços de urgência (mas não só)? Por que razão é tão difícil em algumas regiões criar Urgências Metropolitanas em especialidades cuja escassez de médicos torna insustentável que se pretenda que existam em todos os hospitais?”
Pode ler o artigo completo nas imagens que se seguem ou aceder através do seguinte link: https://expresso.pt/opiniao/2021-03-01-A-covid-19-o-pos-pandemia-e-o-SNS