Diretora Clínica do HFF participa em debate da TSF

3 Março, 2021

Numa iniciativa inédita, as principais marcas de informação do Global Media Group (TSF, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Dinheiro Vivo e O Jogo) lançaram um olhar sobre o futuro do país após a pandemia. Isto quando se assinala um ano do surgimento do primeiro caso COVID-19 em Portugal.

Nestas emissões em direto foram vários os debates e os convidados. O mote para o debate entre Ana Valverde, diretora Clínica do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), e Mónica Bettencourt-Dias, diretora do Instituto Gulbenkian da Ciência foi: “Um ano de COVID-19 em Portugal, um olhar para o futuro”.

A diretora clínica do HFF quando questionada sobre o que mais a surpreendeu neste último ano, e qual a principal lição para o futuro referiu que “provavelmente foi a experiência mais dura, enquanto médicos, das nossas vidas, o que mais nos surpreendeu foi o espírito de resiliência e capacidade de resistência do ser humano. Não apenas dos médicos, mas também dos doentes. A resistência, o corporativismo [espírito de equipa] e a solidariedade são valores que foram bem patentes e foi o que permitiu, apesar de tudo, continuar em frente e fazer face às dificuldades que foram muitas.” Face a esta afirmação, foi questionada pelo moderador se não esperava tanto por parte do corpo clínico do HFF, mas a resposta foi elucidativa: “Esperava, mas excederam as minhas expetativas, sem dúvida!”

Ana Valverde abordou também o papel crucial de repensar o modelo de organização da saúde, referindo que “(…) esta organização em rede que teve de acontecer será para continuar e melhorar. Não estou só a falar da rede inter-hospitalar, é a rede de cuidados integrados que passa desde os cuidados saúde primários, hospitais e a rede social (casos sociais), é preciso uma integração dos cuidados focados no doente.”

Leia aqui a reportagem escrita do Jornal de Notícias sobre este debate.

Pode também ver este especial informação completo, com cerca de 4 horas de duração, através deste link: https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/que-esperanca-podemos-ter-na-ciencia-e-na-saude-acompanhe-o-debate-na-tsf-13403757.html. A participação da Diretora Clínica  do HFF tem lugar entre os 25 minutos e a 1 hora de programa, mas poderá  visualizar essa intervenção no vídeo que aqui partilhamos.