Auxiliares de Ação Médica de Transporte de doentes do Serviço de Imagiologia

19 Fevereiro, 2021

Os Auxiliares de Ação Médica têm variadas funções, todas elas imprescindíveis para o funcionamento dos serviços de saúde. Hoje partilhamos consigo o trabalho dos Auxiliares de Ação Médica de Transporte de Doentes do Serviço de Imagiologia.

As principais funções desta equipa são a de transportar todos os doentes internados (em camas, macas ou cadeira de rodas) desde a enfermaria onde se encontram até ao serviço onde vão realizar diversos exames. Nomeadamente doentes que necessitem de realizar qualquer exame radiológico, desde RX, Ecografias, TAC, Ressonância Magnética, Cateterismo, etc.

Depois de realizados os exames efetuam o retorno do utente até a enfermaria de origem. Diariamente cada Auxiliar deste serviço percorre em média seis quilómetros apenas num turno.

A COVID-19 trouxe novos desafios a esta equipa, uma vez que uma grande parte dos doentes transportados para realização deste tipo de exames são doentes infetados pelo novo coronavírus. O trabalho realizado é de enorme proximidade e implica, muitas vezes, contato físico com o doente.

Mas mesmo em tempo de pandemia não deixam de dar a todos os doentes uma palavra de alento, conforto e esperança. São também os próprios doentes que lhes dão força e ânimo nesta luta desigual contra a pandemia.

“É um orgulho enorme fazer parte desta equipa, a dedicação, empenho e sacrifício de todos tem sido admirável. O trabalho nos últimos meses tem sido muito árduo, o nosso Hospital chegou a registar o maior número de internados com COVID de todo o país e isso também se refletiu no nosso trabalho, como é evidente, com um grande aumento de transportes necessários para a realização de exames”, refere Luís Parreira coordenador dos Auxiliares Ação Médica de Transporte de doentes do Serviço de Imagiologia. “Cada obstáculo que se nos apresenta só nos dá mais força e motivação para continuarmos todos os dias a dar o melhor de nós por todos os nossos utentes”, diz Luís Parreira.