Carla Martinho Neto participou no XI Congresso Nacional de Fisioterapeutas

28 Fevereiro, 2022

A fisioterapeuta Carla Martinho Neto participou no XI Congresso Nacional de Fisioterapeutas, com a comunicação oral “Efeitos imediatos e tardios de um programa de exercícios de estabilidade do complexo articular do ombro em mulheres com cancro da mama”.

Esta apresentação resultou do seu trabalho de Doutoramento, e do trabalho que desenvolve enquanto fisioterapeuta da equipa de reabilitação em neoplasia da mama operada, do serviço de Medicina Física e de Reabilitação do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, desde 2000.

As alterações da função do membro superior surgem imediatamente após a intervenção cirúrgica e podem permanecer durante vários anos. Os padrões de movimento fisiológicos, e as estratégias de recrutamento neuromusculares adequadas devem estar no centro do processo de reabilitação de qualquer disfunção do complexo articular do ombro. O estudo dos efeitos de uma intervenção direcionada para a estabilidade do complexo articular do ombro, em mulheres submetidas a tratamento por cancro da mama, contribui para a prevenção da morbilidade a longo prazo e para a melhoria da qualidade de vida desta população específica.