Cinco anos de diálise peritoneal no HFF

2 Março, 2022

O Serviço de Nefrologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) deu início à diálise peritoneal em fevereiro de 2017. Até ao momento, estiveram em Programa de Diálise Peritoneal do nosso Hospital 28 doentes, com idades compreendidas entre os 19 e os 86 anos, com várias causas de doença renal crónica terminal.

Cinco anos após o início da diálise peritoneal neste hospital, o Serviço de Nefrologia organizou uma sessão clínica, com o tema “Balanço da Diálise Peritoneal”. Os oradores foram Adelaide Serra e Pedro Campos, nefrologistas, e Susana Andrade, enfermeira do Serviço de Nefrologia.

Como perspetivas para um futuro próximo, a equipa da Unidade de Diálise Peritoneal pretende continuar a aumentar o Programa e reforçar o conhecimento da técnica no Hospital.

A médio prazo, os profissionais da Unidade contam, também, iniciar a diálise peritoneal nas pessoas com doença renal crónica e insuficiência cardíaca dependente de diuréticos. Está ainda no seu horizonte o início da diálise peritoneal assistida, quer no domicílio quer em lar, e o desenvolvimento de uma aplicação informática para a monitorização à distância dos doentes sob diálise peritoneal manual, à semelhança do que já acontece com os doentes sob diálise peritoneal automatizada.

A diálise peritoneal é uma das terapêuticas de substituição da função renal oferecida aos doentes renais crónicos em fase terminal, sendo as restantes a hemodiálise e a transplantação renal. Muito menos conhecida do que a hemodiálise, a diálise peritoneal é uma técnica realizada pelo doente no seu domicílio, de fácil execução, que permite uma fácil adaptação ao estilo de vida do doente, com necessidade reduzida de deslocações às Unidades de Saúde, e mais fisiológica por decorrer durante todo o dia.