Assinalado pela primeira vez a 10 de outubro de 2014, a iniciativa partiu da Associação de Audiologistas turca, sendo apoiada por várias associações e sociedades de Audiologia do mundo.
A Audiologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) é uma atividade que faz parte do serviço de Otorrinolaringologia desde junho de 1995, atualmente sob a coordenação da audiologista Graciete Carvalho.
A equipa de audiologistas do HFF desenvolve o seu trabalho na prevenção, diagnóstico audiológico de problemas do foro auditivo/vestibular e (re)habilitação auditiva.
No que respeita à prevenção, desde 2010 que realiza o Rastreio Auditivo Neonatal a todos os recém-nascidos do HFF, de forma a detetar surdez congénita e posteriormente atuar na minimização das consequências da mesma no desenvolvimento, inclusão escolar e social da criança e futuro adulto.
Quanto ao diagnóstico audiológico, realiza diversos exames em crianças e em adultos para estudar o funcionamento do sistema auditivo e vestibular.
No que à (re)habilitição auditiva diz respeito, integra a equipa multidisciplinar de implantes cocleares e osteointegrados que planeia e desenvolve o seu trabalho no sentido de (re)habilitar as crianças e adultos com surdez, para assim ajudar na facilitação da comunicação dos mesmos com os seus pares e sua integração, quer profissional, quer social. O primeiro implante coclear (bilateral) foi colocado em dezembro de 2014 e desde então contamos já com algumas dezenas de dispositivos implantados nos utentes do HFF. Mais recentemente, a par com a evolução tecnológica, foi colocado o 1.º implante de condução óssea OSIA, do Serviço Nacional de Saúde no HFF, no âmbito do trabalho desta equipa multidisciplinar.