Compromisso para a Humanização Hospitalar

26 Setembro, 2019

O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) assinou, em 4 de setembro, o Compromisso para a Humanização Hospitalar, no decurso de um evento que decorreu, no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho.

A sessão, que envolveu as 52 unidades do SNS, contou com a presença da Ministra da Saúde, Dra. Marta Temido, da Secretária de Estado da Saúde da Dra. Raquel Duarte, da Diretora Geral da Saúde Dra. Graça Freitas, do Coordenador Nacional para a Reforma Cuidados de Saúde Hospitalares Dr. Fernando Regateiro e de representantes das várias unidades de saúde do país,

Este compromisso enuncia bases e aponta medidas destinadas a estimular, avaliar e consolidar práticas e relações interpessoais humanizadas em ambiente hospitalar.

“Temos o dever de nos desassossegar e de não nos conformarmos, porque o trabalho que temos de fazer de modernização do SNS não se compadece com um conformismo”, defendeu Marta Temido, durante a abertura da sessão “Compromisso para a humanização Hospitalar – Por um SNS mais humanizado”.

Relativamente ao HFF, o nosso hospital tem já implementadas várias medidas que “visam a humanização e promovem a melhoria assistencial, envolvendo profissionais, doentes, familiares e cuidadores informais”.

Neste âmbito o Conselho de Administração deliberou criar a Comissão de Humanização do HFF que tem por missão de dinamizar, suportar e coordenar o processo e atividades de humanização do Hospital.