O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) associou-se à Direção-Geral da Saúde (DGS) e à Organização Mundial da Saúde (OMS) para assinalar o Dia Mundial da Segurança do Doente cujo slogan escolhido para este ano foi: «Dar + voz aos doentes.»
O HFF assinalou esta data realizando, no dia 18 de setembro, uma conferência no anfiteatro do Hospital, destinada às Direções dos Serviços, Gestores, Coordenadores, Dinamizadores da Qualidade e Segurança dos Doentes, profissionais clínicos e não clínicos ligados à segurança, ao risco e à humanização, com o propósito de ouvir o Utente nas várias dimensões do seu percurso no HFF.
Este foi também um momento para verdadeiramente “Dar a voz aos/às doentes” do HFF, através da apresentação dos resultados preliminares do inquérito de satisfação realizado aos/às utentes do Hospital, sobre os cuidados prestados na nossa Instituição.
Luís Gouveia, Presidente do Conselho de Administração, sublinhou a importância deste dia e da iniciativa: «Monitorizar a experiência do Utente e Melhorar a sua experiência, no seu percurso, enquanto utente do HFF, é um objetivo estratégico deste Conselho de Administração». E acrescentou: «valorizar as opiniões de utentes é uma fonte essencial da nossa aprendizagem, enquanto profissionais».
Para o Presidente do Conselho de Administração: «acreditamos que existe uma relação direta entre Profissionais satisfeitos e Utentes satisfeitos e que existe uma relação entre o desenvolvimento das equipas mais motivadas e a satisfação dos Utentes».
Esta avaliação tem vindo a recolher as opiniões sobre a experiência de atendimento nas diferentes áreas do Hospital. O trabalho em curso teve início em abril de 2023, recolheu até ao momento dados de onze mil formulários e vai prolongar-se até ao final deste ano.
Para João Vieira, Diretor do Serviço de Qualidade e Segurança, «mantendo a perspetiva de melhoria contínua, este trabalho em curso permite perceber os aspetos que utentes, visitantes e familiares mais valorizam, no decorrer dos serviços prestados, e identifica áreas a melhorar».
Os primeiros dados apontam para a importância da Humanização no atendimento aos/às Utentes, pois tanto a satisfação como a insatisfação dependem, em grande medida, da forma como utentes avaliam o atendimento prestado por profissionais.
Segundo o Diretor do Serviço de Qualidade e Segurança: «A escuta ativa da voz dos Utentes coloca em evidência os serviços que prestamos, é um caminho importante para a redução das reclamações, melhoria dos processos e valorização dos profissionais». João Vieira alertou ainda que: «melhorar estes processos previne situações relacionadas com a expectativa do utente, reduz a tensão e pode minimizar a ocorrência de momentos de conflito e suas consequências negativas para utentes e profissionais».
Luís Gouveia sublinhou também a valorização do empenho dos/das profissionais do HFF que os/as utentes expressaram e concluiu: «Apelamos a todos/todas os/as profissionais a contribuírem com ações que promovam a dignidade, a compaixão e o respeito da Pessoa que cuidamos e tratamos».