Cuidados intensivos abdicam de troca de presentes para ajudar instituições

20 Dezembro, 2021

A equipa do Serviço de Medicina Intensiva (SMI) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) – médicos, enfermeiros, auxiliares e administrativos – abdicou este ano das habituais trocas de presentes de Natal por um gesto solidário. As verbas que gastariam nos presentes foram canalizadas para comprar uma máquina de lavar loiça, uma televisão e uma cadeira de banho, que entregaram a duas instituições particulares de segurança social (IPSS).

Habituados a trocar prendas entre si nesta época festiva do Natal, as e os profissionais que prestam serviço do SMI do HFF tiveram este ano uma ideia inovadora: juntar o dinheiro que cada um estava disposto a gastar nas prendas e, com a verba conseguida, comprar algo significativo para duas IPSS. Uma máquina de lavar loiça foi assim adquirida para entregar à instituição SOL – a Associação de Apoio às Crianças Infetadas pelo Vírus da Sida e Suas Famílias – e uma cadeira de banho e uma televisão, adquiridas com os donativos dos profissionais, beneficiou o CECD – Centro de Educação para o Cidadão com Deficiência – uma cooperativa para a inclusão sediada em Mira-Sintra, no Cacém.

Estas duas ações de responsabilidade social são tanto mais significativas quanto a sua originalidade. Habitualmente são os Serviços Hospitalares os primeiros beneficiados por ações desta natureza e o próprio HFF tem, ao longo dos anos, sido beneficiado por iniciativas das forças económicas dos concelhos de Amadora e de Sintra, que doaram televisões e meios alimentares de sustento para as famílias carenciadas da nossa área de influência.

Desta vez, por decisão da equipa médica e de enfermagem do SMI, houve uma inversão da prática habitual, de forma a demonstrar que as e os profissionais de saúde também sabem ser solidários. As prendas de Natal ficam para depois, valendo agora o bem maior da solidariedade. Uma iniciativa e um exemplo que merecem ser registados.