Dia da Mulher: Alunas da Universidade Sénior oferecem almofadas a mulheres com cancro da mama

8 Março, 2022

“Almofadas de coração”

Para assinalar este Dia Internacional da Mulher e para dar apoio aquelas que, neste momento, mais precisam de um “aconchego”, as alunas do Grupo de Crochet da Universidade Sénior Intergeracional da Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra fizeram 40 almofadas para oferecer, hoje, no Serviço de Oncologia do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), às mulheres com cancro da mama.

A entrega foi feita por Madalena Fernandes, professora de crochet e utente da Unidade de Dor do HFF, que explicou que as 40 almofadas foram feitas pelas suas 22 alunas, com uma média de idades entre os 70 e os 80 anos.

“Começámos este projeto há três anos. Todas contribuímos para comprar os tecidos e o enchimento. As almofadas têm de obedecer a algumas normas, têm de ter um formato ergonómico, feito com base em um molde, o tecido tem de ser de algodão, o enchimento antialérgico, com o máximo de 180 gramas. Todos os anos fazemos sempre algo no Dia da Mulher. Este ano, resolvemos oferecer as almofadas, que vêm acompanhadas por um cartão com uma frase de esperança, assinado pela pessoa que o fez”, afirma Madalena Fernandes.

As “almofadas de coração” são ergonomicamente desenhadas para facilitar o descanso do braço; aliviar a dor da incisão cirúrgica; reduzir o inchaço linfático provocado pela linfadanectomia; diminuir a tensão nos ombros; e usar por baixo do cinto de segurança do carro, em momentos de leitura, de ver televisão, a dormir, entre outros.

Muito obrigada, Madalena Fernandes e alunas.

Feliz Dia Internacional da Mulher!