Dar sangue vai fazer a diferença na vida de outra pessoa

7 Março, 2022

A coordenadora do Serviço de Recursos Humanos do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), Sofia Oliveira, é uma das colaboradoras que, frequentemente, se dirige ao nosso Serviço de Sangue e Medicina Transfusional (SSMT) para fazer a sua dádiva de sangue.

Mas não é tudo, Sofia Oliveira é uma motivadora deste ato salva-vidas, junto de todos os seus amigos e colegas, tendo até introduzido esta temática da dádiva de sangue no Programa de Acolhimento aos Novos Colaboradores, juntamente com os módulos de formação.

“Este é o meu papel perante a sociedade. Hoje são os outros que precisam de sangue, mas não sabemos o futuro e amanhã poderemos ser nós. A nossa dádiva de sangue vai sempre fazer a diferença na vida de alguém. Não custa, é rápido e o retorno que nos traz é salvar uma vida”, afirma Sofia Oliveira.

A técnica de recursos humanos conta que esta sua convicção teve início, em 2014, por “algo maior”: salvar a vida de um dos seus melhores amigos, também seu colega de trabalho, que teve leucemia. “O Luís precisava de levar transfusões de sangue e de um transplante de medula. Eu e os meus colegas mobilizámos uma campanha para dadores de medula para salvar o Luís. Nessa altura tornei-me dadora de medula e, posteriormente, de sangue”, recorda.

E salienta: “Infelizmente, não conseguimos salvar o Luís, mas as nossas dádivas salvaram a vida de outra pessoa. Atualmente, dou sangue por rotina e incentivo toda a gente a fazê-lo.”

Dar sangue é seguro. Faça a sua dádiva no SSMT do HFF nos dias úteis, entre as 8h30 e as 15h00, às terças-feiras até às 17h00. Aconselhamos a que faça o agendamento prévio da dádiva de sangue, através do número 214348279, para permitir distanciamento social e cumprimento de todas as regras de segurança.