Dia Europeu da Terapia da Fala 2022

6 Março, 2022

Hoje, dia 6 de março, celebra-se o Dia Europeu da Terapia da Fala. Para assinalar este dia, o tema escolhido foi: A terapia da fala ao longo de todas as fases da vida.

A Terapia da Fala é a área responsável pelo desenvolvimento de atividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal. Avalia e intervém também nas alterações de deglutição.

Presta cuidados na alimentação e comunicação do bebé recém-nascido e em crianças (em idade pré-escolar e escolar) com dificuldades de articulação dos sons da fala, nos atrasos e perturbações da linguagem, e ainda ao nível das perturbações da leitura e da escrita e gaguez. Atua também em outras áreas, nomeadamente com crianças surdas, autistas ou com multideficiência, privilegiando a multimodalidade da comunicação humana.

Na idade adulta, atua nas perturbações da comunicação, dentro das áreas da linguagem e voz, bem como nas perturbações da deglutição.

Para além destas áreas, no idoso tem ainda um papel primordial na relação entre a comunicação e a cognição.

No Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), a Terapia da Fala acompanha todas as fases da vida, desde os primeiros dias de vida até á velhice.

Inserida em equipas multidisciplinares a Terapia da Fala está presente nos serviços de Medicina Física e Reabilitação (MFR) e de Otorrinolaringologia (ORL). No primeiro acompanha adultos de etiologia neurológica e neurodegenerativa, ao nível das perturbações adquiridas da linguagem, fala e deglutição e com perturbações alimentares na infância. No segundo atua nas perturbações ao nível da audição, voz (rouquidão), fluência (gaguez), deglutição e linguagem na criança.