Dia Internacional da Saúde da Mulher – Departamento da Mulher do HFF

28 Maio, 2021

Assinala-se hoje o Dia Internacional da Saúde da Mulher que tem como objetivo realçar a importância da saúde feminina nas diferentes fases da vida. No Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) o Departamento da Mulher abrange as áreas de Obstetrícia, Ginecologia e o Bloco de Partos e desenvolve a sua atividade assistencial no internamento, na consulta externa, no bloco operatório e no serviço de Urgência Obstétrica e Ginecológica.

Desde 1997, em média, são realizados por ano mais de 3.800 partos (dos quais, em média, 280 são de bebés prematuros), tornando a maternidade do HFF na terceira maior maternidade a nível nacional. Em média por ano são realizadas cerca de 27.000 mil consultas e cerca de 7.000 ecografias.

O Serviço de Ginecologia dedica-se à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do sistema reprodutor feminino. Desde novembro de 2018 que a Sociedade Portuguesa de Ginecologia Oncológica, a Federação Portuguesa das Sociedades de Obstetrícia Ginecologia e o Colégio da Especialidade da Ordem dos Médicos, reconheceram o Serviço de Ginecologia do HFF como uma das três Instituições a nível nacional com idoneidade e capacidade formativa na área de Ginecologia Oncológica e de Senologia.  O Serviço de Obstetrícia, por sua vez, dedica-se ao acompanhamento durante a gravidez, no parto e pós-parto. O Bloco de Partos assiste grávidas em qualquer idade gestacional que, em complementaridade com a especialização dos cuidados neonatais, classifica o HFF num Hospital de Apoio Perinatal Diferenciado.

O Serviço de Urgência de Obstetrícia e Ginecologia, está aberto ao exterior durante 24 horas, todos os dias do ano, tendo capacidade para prestar cuidados multidisciplinares materno/fetais nas múltiplas situações patológicas coexistentes, associadas ou precipitadas pela gravidez.

Além de prestar os necessários e adequados cuidados de saúde, o Departamento da Mulher promove ainda o ensino e a investigação dos seus profissionais. Desenvolve também diversos projetos de apoio à Mulher, entre os quais se destacam: IHAB – Iniciativa Hospital Amigo dos Bebés (certificado desde 2010 pela UNICEF), EPVA – Equipa de Prevenção de Violência no Adulto, MGF – Mutilação Genital Feminina (responsável pela identificação e sinalização de situações de MGF), Colheita de Sangue e Tecido do Cordão Umbilical, entre muitos outros.

Para Antónia Nazaré, médica e diretora do Departamento da Mulher do HFF, “é um orgulho coordenar esta equipa que dedica todos os dias do seu trabalho ao bem-estar e saúde de todas as mulheres que procuram o HFF”. A alta diferenciação, no que diz respeito aos recursos humanos e também relativamente aos meios técnicos “é uma enorme mais-valia deste Departamento, colocando o HFF em condições para prestar cuidados de saúde com grande qualidade nesta área da medicina tão importante como é a saúde da Mulher”, diz Antónia Nazaré.