Dia Mundial da Ortóptica

6 Junho, 2022

Os Ortoptistas pertencem à carreira profissional de Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica e a sua área de intervenção é muito diversificada. Nos hospitais são responsáveis pela realização de uma série de exames complementares de diagnóstico e terapêutica em oftalmologia.

Desde que o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) abriu, em 1995, e reconhecendo a importância desta profissão, que existem Ortoptistas no Serviço de Oftalmologia do HFF.

A colaboração destes técnicos especializados vai muito além da oftalmologia: alguns dos exames realizados são fundamentais para especialidades como a Neurologia e a Medicina (consultas de diabetes e doenças autoimunes).

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Ortóptica, celebração que foi instituída, em 2013, pela Associação Internacional de Ortóptica, que congrega mais de 12 mil profissionais por todo o mundo.  O tema para a celebração deste ano é “Ortoptistas na natureza”, representando a necessidade de sair do isolamento da pandemia e o regresso ao reencontro presencial.